
PROJETO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (e Adolescente) SOBRE A FLORA E FAUNA DA AMÉRICA DO SUL
JUSTIFICATIVA:
A língua portuguesa ocupa hoje o 5º lugar da língua mais falada na internet e a cada dia cresce o interesse pelo nosso idioma. Além disso, nossa nação tem grande participação em encontros internacionais de Educação Ambiental (EA), inclusive por atuar no sistema das Nações Unidas e por abranger uma grande fatia da biodiversidade do planeta. O Brasil possui uma das maiores áreas de terras cultiváveis do mundo.
Nossas florestas abrigam as mais diversas espécies de árvores e têm cerca de 3.000 espécies de aves - segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Nossos recursos naturais atrai cada vez mais estudiosos do mundo inteiro.
A Amazônia é conhecida como “a pátria das águas”, pelas suas grandes reservas de água potável mas, infelizmente, um pequeno número de brasileiros sabe disso.
Para a maioria dos estudantes brasileiros, o estudo adequado de nossa fauna e flora, de nossa história, foi historicamente vetado. Essa omissão de conhecimento gerou um grande problema socioeconômico que persiste até hoje: a baixa autoestima generalizada e opressiva. Sentimo-nos “inferiores” em muitos aspectos, comparando-nos a países ricos. Mas isso, nada mais é do que o efeito de uma causa secular: a “privação de uma educação de qualidade”.
Nosso projeto visa, portanto, resgatar a autoimagem positiva de nossos jovens e crianças, antes de qualquer outra coisa.
E é isso que continuaremos fazendo. Até não ser mais preciso.


