
SOBRE NÓS
Seria possível criar uma vitrine única juntando nomes de brasileiros importantes do passado com a arte contemporânea de grandes artistas - pouco conhecidos - e mostrar ao mundo?
Com essa ideia na cabeça, a psicóloga, pintora, escritora e contadora de histórias Márcia Rocha e seus filhos, desenvolveu o projeto da associação.
“Tudo começou por volta de 2011, nas ”rodadas de chá” nas tardes frias da Itália em que eu e minhas meninas - Gabriela e Manuela - pensávamos em como contribuir para valorizar mais a rica cultura e arte brasileira de ontem e hoje. Daí entre chás, muitas pipocas e brigadeiros foi surgindo a ideia da associação MelhorAndo e da FLAB – Festa Literária e Artística Brasileira com o intuito de dar visibilidade a artistas talentosos - mas poucos conhecidos - espalhados pelo Brasil afora, como também divulgar – para o mundo - a grande contribuição de “heróis e heroínas do passado” ainda pouco valorizados, apesar da grande importância para o Brasil e o mundo."




A partir disso colocamos a ideia no papel e esboçamos um grande projeto que dividimos em etapas.
-
A primeira, seria levar às escolas de ensino fundamental no Brasil - através da contação de histórias - o resgate do amor à nossa pátria, pelo conhecimento de nossos recursos naturais abundantes e a consciência ecológica. Fizemos esse trabalho na Itália, França, outros países da Europa e no Brasil, simultaneamente e foi muito bom, por um lado.
-
Mas, apesar das muitas alegrias e pontos positivos em conhecer e, de certa forma, proporcionar momentos de criatividade artística incríveis, realizadas por crianças do mundo afora e do Brasil - dos quais reconhecemos alguns verdadeiros talentos artísticos - enfrentamos diversos desafios para a manutenção do projeto, principalmente por falta de financiamento para realizar todas as etapas. Daí que muitas ideias e práticas acabaram ficando restritas à Itália, onde morávamos na época, com pouquíssima visibilidade e pouco apoio.
-
Realizamos, então, com recursos próprios, em 2016, a 1ª FLAB que homenageou, entre outros, Tarsila do Amaral, Cruz e Souza, Manoel de Barros, Thiago de Mello e fizemos também mesas redondas sobre a Igualdade e Qualidade da Educação no Brasil.

Somos uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é difundir a arte e cultura brasileira - no Brasil e no exterior - através de atividades de educação permanente, cultural e artística, contribuindo na formação humana e social.
Todas as formas de ignorância, intolerância, violência, censura, injustiça, discriminação, racismo, solidão forçada, são potenciais setores de intervenção da A.C.I.M - Associação Cultural Internacional MelhorAndo.

OLHA SÓ!

Equipe da 1ª FLAB
2016 - Bologna-Itália
Conto: A festa da cutia - versão italiana - 2013 - Galliera, It.
Contadoras: Gabriela e Manuela C. Rocha Weiss


FOCUS Brasil - 2013 - Londres-UK
Contadora: Márcia C. Rocha
Livro: A festa da cutia (de Márcia Rocha)
2007 - Contação do livro: A festa da cutia.
Hospital da Unimed de Joinville - CHU


2009 - Oficina de arte com uma tribo indígena no Ceará, após contação de história.

Diretoria da Associação





